Conclusão

Chegados a esta fase, resta-me fazer um breve apanhado dos aspectos que considero mais relevantes. A supervisão como instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros, esta frase bem que poderia ser o título deste trabalho pela abrangência e profundidade da mesma, nela estão implícitas uma série de reflexões que foram feitas no decorrer do mesmo: o que é supervisão? O que é supervisão clínica? Em que ciência da educação se alicerça? Que aspectos da pedagogia servem de alicerce a todo este processo? De que forma poderá ser uma mais valia importante no desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros? Que ferramentas utiliza? O que é desenvolvimento pessoal e profissional? O que a nossa entidade reguladora da profissão preconiza nesta área? Que importância lhe atribui? No cenário actual com múltiplos factores a influenciar o nosso exercício profissional onde se encaixa a supervisão clínica numa prática reflexiva?

Todas estas questões foram respondidas ao longo deste trabalho de portefólio, uns aspectos mais desenvolvidos outros menos, em função do material por mim seleccionado e da forma como articulei as três áreas em avaliação: Supervisão Clínica, Pedagogia e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Considero extremamente gratificante a realização deste trabalho, sob o ponto de vista pessoal e formativo sendo que considero que este também contribuiu para o meu desenvolvimento profissional, pois veio dar fundamento e consistência teórica a muitos conhecimentos que já tinha e que foram apreendidas de forma empírica.

Foi difícil fazer a selecção de conteúdos nestas três áreas tão abrangentes e não estou seguro se fiz a melhor selecção, no entanto estou convicto que seleccionei o que para mim melhor interligou as três áreas em avaliação e penso que apesar das dificuldades sentidas seleccionei conteúdos pertinentes.
Num trabalho de portefólio fica-se sempre com a sensação que este não está acabado e faltou alguma coisa, por isso elaborei em simultâneo uma web page, que será colocada on line no dia em que entregar este trabalho, no endereço: www.supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com. Esta servirá para divulgar este trabalho, bem como para num exercício de actualização da mesma actualizar conteúdos que possam servir de referência a futuros cursos nesta área. Espero que esta página seja útil para todos os que futuramente possam vir a elaborar trabalhos de portefólio e se não servir para exemplificar como se faz portefólio que pelo menos sirva para exemplificar como não se faz.

Para terminar gostaria ainda de sugerir que esta escola continuasse a ministrar novos cursos nesta área, pois acho que tem toda a pertinência no actual contexto de desenvolvimento profissional defendido pela Ordem dos Enfermeiros, um desenvolvimento que passa pela tutoria/supervisão no caminho da especialização. E que num próximo curso se voltasse a introduzir o portefólio de avaliação, pois parece-me ser o tipo de avaliação que melhor se adapta a adultos capazes de construir a sua própria aprendizagem.

{"module":"feed\/FeedModule","params":{"src":"http:\/\/rest.ebay.com\/epn\/v1\/find\/item.rss?keyword=(COMPUT%2CTABLET%2CHEALTH)&categoryId1=15032&categoryId2=26395&categoryId3=58058&sortOrder=BestMatch&programid=15&campaignid=5337785134&toolid=10039&customid=ECIVE&listingType1=All&lgeo=1&descriptionSearch=true&feedType=rss"}}

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.