INTRODUÇÃO

SUPERVISÃO CLÍNICA NA ENFERMAGEM - NO CAMINHO DA EXCELÊNCIA DOS CUIDADOS

Em virtude de me encontrar a frequentar o 1º Curso de Pós Graduação em Supervisão Clínica na Enfermagem, curso este orientado para munir os seus alunos com melhores ferramentas que permitam acolher de forma mais consciente e segura os alunos do curso de enfermagem que se encontrem em estágio nos respectivos serviços bem como os novos profissionais que iniciam o seu percurso profissional com um nível elevado de expectativas em relação ao percurso que acabam de iniciar.

capa%20gif2.gif

Num curso virado para adultos que vão orientar outros que acabam de se tornar adultos, faz todo o sentido que a realização de um Portefólio de avaliação para o referido curso seja a ferramenta que melhor poderá servir este grupo em termos de avaliação deste Curso de Supervisão Clínica na Enfermagem.

Sendo o Portefólio um meio que permite colocar o estudante como responsável pelo seu processo de aprendizagem, (MOTA, 2003). Esta metodologia de avaliação permite-nos a “liberdade” de escolher em que áreas quisemos mostrar ter aprofundado conhecimentos num balanço entre aqueles que são os objectivos de cada um e as estratégias usadas para se demonstrar que esses objectivos foram alcançados.

O Portefólio não poderá ser unicamente um instrumento organizador de evidencias de aprendizagem, útil como instrumento de avaliação, centrado no produto de competências científicas, metodológicas e técnicas do formando, mas sim ser uma estratégia que facilita a aprendizagem (pelo uso extensivo da reflexão) e permite a avaliação da mesma (Sá-Chaves, 2000)

Bernardes e Miranda (2003, p35) em referência a Sá-Chaves (1998), colocam a tónica em vertentes fulcrais como a reflexão sistemática entre docente-formando, relativamente aos processos de formação e aos produtos a desenvolver
(… ) os Portefólios são instrumentos de diálogo entre formador e formando(s) que não são produzidos no final do período para fins avaliativos, mas são continuamente (re)elaborados na acção e partilhados por forma a recolherem, em tempo útil, outros modos de ver e de interpretar que facilitem ao formando uma ampliação e diversificação do seu olhar, forçando-o à tomada de decisões (…). São instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo (…).
O Portefólio não é em si mesmo um fim, mas um processo que ajuda a desenvolver a aprendizagem (Klenowski, 2002)
Como um diálogo do aluno consigo próprio, como uma forma de organizar o pensamento e a aprendizagem, (Simão, 2005)

Por ser um enfermeiro tido como referência na integração de novos profissionais de enfermagem e orientador frequente de alunos em prática clínica senti necessidade de aprofundar e fundamentar alguns conhecimentos que no decorrer deste 15 anos de profissão fui adquirindo à medida que ia evoluindo como enfermeiro e como pessoa. Viram em mim a capacidade de orientar e supervisionar alunos e novos profissionais, pretendo com a elaboração deste trabalho fundamentalmente consolidar e aprofundar conhecimentos, adquirir novos conhecimentos nestas três grande áreas: Supervisão Clínica em Enfermagem, Pedagogia e Desenvolvimento pessoal e profissional, pondo-os ao serviço no meu exercício profissional como tutor/supervisor de prática clínica.

Dividi este documento nas três áreas em avaliação, começo pela Supervisão Clínica na Enfermagem, depois abordarei alguns aspectos que julgo serem fundamentais na área da Pedagogia e que servirão de suporte a todo este processo, terminarei abordando o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, fulcral em todo este processo de integração à vida profissional, como resultado da interacção com a supervisão clínica e resultante desta. Toda a documentação seleccionada e organizada neste trabalho foi alvo de reflexão em relação à sua pertinência e aplicabilidade neste trabalho de portefólio bem como à sua aplicação na prática profissional.

{"module":"feed\/FeedModule","params":{"src":"http:\/\/rest.ebay.com\/epn\/v1\/find\/item.rss?keyword=(COMPUT%2CTABLET%2CHEALTH)&categoryId1=15032&categoryId2=26395&categoryId3=58058&sortOrder=BestMatch&programid=15&campaignid=5337785134&toolid=10039&customid=ECIVE&listingType1=All&lgeo=1&descriptionSearch=true&feedType=rss"}}
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.